beneficios-banana-verde-saude

25 Benefícios Funcionias da Banana Verde Para Saúde Que Você Não Sabia, Mas Deveira


Os benefícios da banana verde para saúde são diversos. Além disso, A grande diferença da Banana madura para a banana verde está no alto teor do amido resistente: cerca de 50% a 90% a mais dessa substância, que não é digerida pelo organismo e não se transforma em açúcar, apresentando comportamento parecido ao da fibra alimentar.

O amido digerível é rapidamente transformado em glicose para alimentar as células do corpo, produzindo energia. Já o resistente, presente na banana verde, passa pelo estômago e pelo intestino delgado sem sofrer alterações, sendo fermentado somente no intestino grosso. Além disso, A Banana Verde é rica em potássio, Magnésio, Ferro, Zinco, Vitamina A, Vitamina C e Vitaminas do Complexo B, a Banana é um superalimento que não pode ficar de fora da dieta. Então, confira os 14 benefícios da banana verde para saúde.

Benefícios da Banana Verde Para o Intestino: Fermentada no intestino grosso, a banana verde atua como probiótico, fornecendo substrato para o crescimento da flora bacteriana que garante a saúde do intestino. Além disso, o beneficio do amido resistente é similar ao da fibra alimentar insolúvel. Como resultado, mantém o órgão trabalhando direitinho, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, além de reduzir o risco da diarreia, constipação e doenças intestinais, como o câncer.

Banana Verde Controla o diabetes: Devido à digestão lenta e ao baixo índice glicêmico, o alimento ajuda a combater o diabetes e ainda atua na prevenção do tipo 2 da doença. Em estudos, foi observado que o consumo da banana verde causa menor secreção de insulina no organismo.

Banana Verde Fortalece a Imunidade: A flora intestinal é também responsável por prevenir doenças, especialmente as combater bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. Ao preservar a mucosa intestinal, o amido resistente presente na polpa da fruta aumenta a barreira do organismo contra substâncias maléficas e causadoras de doenças.

Banana Verde Reduz o Colesterol: O amido resistente encontrado na fruta atua na redução da produção de colesterol ruim (LDL) pelo fígado e aumenta a sua eliminação pelos ácidos biliares; além disso, também diminui o nível de triglicérides. Tais substâncias são responsáveis pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, causando problemas cardiovasculares, como hipertensão e infarto.

Benefícios da Banana Verde no Controle da Ansiedade: Quem costuma atacar a geladeira devido à ansiedade pode fazer da banana verde uma parceira fiel. Isso porque a fruta tem altas quantidades de triptofano, nutrientes que atua na produção de serotonina, um hormônio que proporciona bem-estar.

Benefícios da Banana Verde Para Gordura localizada:
A presença do amido resistente na fruta torna a digestão mais lenta e, consequentemente auxilia na diminuição da velocidade de liberação de glicose na corrente sanguínea, favorecendo a redução da glicemia. Essa resposta reduz o pico de insulina, hormônio responsável por armazenar toda caloria estra sob forma de gordura localizada.

Banana Verde contêm “Zero” glúten: Portadores da doença celíaca podem encontrar na farina de banana verde uma substituta para a farinha de trigo, podendo ser usada tanto para o preparo de doces como salgados. A mistura não traz prejuízo ao paladar, pois não altera o sabor e, caso utilizado a biomassa da fruta, ainda proporciona mais cremosidade às receitas.

Benefícios da Banana Verde Para Saciedade: Por conter baixo teor de açúcares de absorção rápida e alto teor de amido resistente, a polpa da banana verde age no organismo como fibra alimentar. Dentre os benefícios, diminuía velocidade da digestão e absorção de substancias, espantando a fome fora de hora e garantindo saciedade por mais tempo.

Banana Verde Ajuda a Alivia os sintomas da TPM: Podemos encontrar na banana verde uma boa quantidade de magnésio e de vitamina B6. A Vitamina B6 ajuda a estimula a produção de serotonina (que por sua vez causa bem estar), o magnésio melhora os sintomas da cólica e Dor de cabeça. O mineral ainda ajuda a controlar a compulsão por doces, situação tão comum no período menstrual.


Benefícios da Banana Verde no Emagrecimento:
A Banana verde e sua farinha são ricas no tal do amido resistente, e é justamente esse composto que ajuda a controlar a fome. Isso porque eles retardam o processo de digestão, pois sua estrutura cristalina torna sua digestibilidade mais difícil. Dessa forma, ele fica mais tempo pelo estômago, melhorando a saciedade e reduzindo o consumo de alimentos nas refeições seguintes. O que ajuda a reduzir aquela fome que aparece fora de hora, auxiliando o emagrecimento.

Outros Benefícios da Banana Verde Para Saúde

Banana Verde Evita constipações: Esse efeito positivo no intestino também melhora o trânsito intestinal, o que é acentuado pela presença de fibras.
Banana Verde Prevenir o câncer do cólon, porque aumenta o volume e textura das fezes acelerando o trânsito intestinal e facilitando a expulsão das fezes.
Banana Verde Combater as doenças cardiovasculares, pois melhora a circulação sanguínea.

Fonte: saudedica.com.br

Biomassa de Banana Verde

A biomassa de banana verde é fácil de fazer e tem um custo muito baixo – só o das bananas. Veja como prepará-la em casa:
Ingredientes:
12 bananas verdes (preferencialmente orgânicas);
Água suficiente para cobrir as bananas na panela.
Preparo:
Lave bem as bananas sem retirar a casca e o cabinho da fruta;
Leve a água ao fogo e deixe ferver (utilize panela de pressão);
Acrescente as bananas à água quente e tampe a panela;
Assim que começar o “chiado” da pressão marque 10 minutos;
Desligue a panela e deixe esfriar por 30 minutos;
Abra a panela e escorra toda a água;
Com bastante cuidado para não se queimar, abra as bananas (se preferir utilize um garfo ou faca) e descarte as cascas;
Bata a polpa da banana no liquidificador (se necessário utilize um pouco de água quente);
Acomode a mistura batida em formas de gelo e em potes de vidro. Mantenha na geladeira e consuma em até 7 dias.