Benefícios e Propriedades do Chá de Orégano e Banho de Assento Que Você Não Imaginava


De tanto ser visto sempre em cima da saborosa pizza fica difícil imaginar o orégano em outra situação, né? Com o seu cheiro peculiar, a erva chama atenção e aparece timidamente em alguns pastéis, saladas, molhos e massas italianas, mas você já pensou nele em um chá? Chá de orégano, apesar de parecer pouco comum possui diversas propriedades medicinais benéficas à saúde, tendo inclusive a capacidade de diminuir os sintomas da TPM.

Mais sobre a especiaria…
O orégano é uma planta da família das Labiadas, e é conhecida como oregão, manjerona rasteira e manjerona silvestre. Seu uso constante combate vários tipos de doenças como: tosse, doenças do pulmão, dores musculares, indigestão, dores articulares e dor de dente.

Por ter um cheiro forte, se a planta for passada na pele também funciona como repelente de formigas e fungicida. Não tem contraindicações conhecidas e seu consumo é incentivado também durante o período de gestação e de lactação.

Apresenta-se de maneira positiva também no auxílio de tratamentos contra insônia, estresse, cansaço nervoso, febre e dores reumáticas. Se for utilizado de maneira externa também ajuda a combater a celulite.

Nele também é encontrado um agente estrogênico, isso quer dizer que ele reduz as dores menstruais e diminui todos os sintomas da Tensão Pré-menstrual, a famosa, TPM.

No organismo o orégano funciona como diurético, diminuindo a retenção de líquidos, e de quebra luta contra os radicais livres, ou seja, evita o envelhecimento precoce da pele e de todos os órgãos do corpo.

cha-de-oregano-beneficios-e-propriedades-mundo-verde
O tempero fresco contém uma alta quantidade de oxidantes, estudos recentes mostram que uma colher de sopa da especiaria tem a mesma quantidade de antioxidantes que uma maçã, além de combater doenças que atacam o coração.

Os benefícios do chá de orégano
No chá encontramos todos os benefícios que foram descritos acima, como o alívio dos sintomas da TPM e a diminuição na retenção de líquidos pelo corpo, mas para que isso aconteça você deve fazer a infusão corretamente:

Coloque uma colher de sopa de folhas de orégano, secas ou não, numa xícara;
Esquente uma xícara de água e desligue assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura;
Despeje a água na xícara contendo o orégano e tome assim que esfriar.
O consumo do chá deve ser feito de duas a três vezes ao dia, sem que se ultrapasse o limite de 12 horas entre um consumo e outro.

Fonte: chabeneficios.com.br

BANHO DE ASSENTO COM CHÁ DE ORÉGANO TRATA FUNGOS E COCEIRA NAS PARTES ÍNTIMAS
A lavagem das partes íntimas com chá de orégano combate fungos (como a cândida) e coceiras.

O processo é muito simples.

Loading...

Basta jogar um punhado de orégano em 250 ml de água fervida, abafar e deixar amornar.

Depois coa-se e coloca-se o chá ainda morno numa bacia limpa, numa temperatura que não queime a pele (suportável ao toque), mas que também não seja fria, e lava-se o órgão genital em movimentos rápidos, mas com cuidado para não machucar, até o chá ficar quase frio.

Pode ser de cócoras no boxe.

Quem não consegue fazer dessa forma por causa da coluna pode sentar na privada e jogar o chá aos poucos com uma jarra, tendo cuidado para a água do vaso não bater na pele.
Depois é só enxugar levemente, tirando o excesso, e dormir sem calcinha.
Sim, sem calcinha, pois toda mulher deve dormir sem calcinha e usar no dia a dia calcinha de algodão, para manter a área ventilada, pois os fungom gostam de lugares úmidos e quentes.
Outra dica é evitar roupas apertadas e não usar protetores diários, sobretudo aqueles com cheirinho.
A lavagem deve ser feita no mínimo por uma semana e toda noite.
Para acelerar o processo, é bom tomar uma xícara de chá de orégano (ou de cravo-da-índia) toda noite antes de dormir.
A dosagem é diferente: uma colher de sopa para meio litro de água, mas o modo de fazer é o mesmo.

Em vez do orégano, pode-se usar na lavagem cravo-da-índia em igual quantidade. Faz-se o chá do mesmo modo.

Em vez do chá, pode-se fazer o extrato de cravo-da-índia colocando uns 300 gramas de cravo em meio litro de álcool. Deixa-se apurar por no mínimo três meses. Está bom quando o álcool fica marrom. Usa-se o extrato misturado com 50% de água (meio copo do extrato para meio de água). Serve para coceiras em geral. Basta passar no local e deixar secar naturalmente. Esse extrato, misturado com água e colocado num borrifador, deixa a casa mais cheirosa, sem ter o inconveniente de agredir o planeta nem o ar que respiramos. Se quiser mais cheiro é só pingar umas gotas da essência de sua preferência.

Cuidados para evitar fungos

A higiene pessoal deve ser feita da vulva para o ânus, nunca ao contrário.

Evite banho em banheira.

Evite meias e roupas íntimas de náilon e calças apertadas.

Faça uma perfeita higienização durante o banho.

Lave as roupas íntimas com água fervente e sabão.

Não use toalhas e roupas de outras pessoas.

Passe as roupas íntimas com ferro.

Prefira calcinhas de algodão.

Prefira sabonete, absorvente e papel higiênico neutros.

Seque bem todo o corpo.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Fonte: curapelanatureza.com.br