hortas-em-lugares-pequenos

33 Truques Para Fazer Hortas em Vasos Para Pequenos Espaços de sua Casa Que Você Precisa Saber


1. As plantas são seres vivos! Tenha paciência e perseverança.

Pode parecer a dica mais tola que você nunca ouviu, mais muitas vezes é esquecida. As plantas precisam de cuidados. Na primeira tentativa muitas das plantas não vão dar certo e talvez não recolha nem para fazer uma salada. Tente outra vez, pense que coisa fez errado, pesquise e troque ideias com outras pessoas que já plantaram. Aos poucos você aprenderá e melhorará o estado de sua horta orgânica em vasos.

2. Escolha as plantas adequadas á época do ano e ás condições de temperatura e luminosidade que tem na sua casa.

Antes de plantar estude bem as condições do lugar onde vai colocar a horta. Saiba quanto tempo fica o lugar exposto ao sol e quanto tempo na sombra. Plantas como o alecrim, a sálvia, o tomilho ou a lavanda crescem melhor a pleno sol. Entretanto, plantas como o manjericão ou a alface se desenvolvem melhor à meia sombra.

3. Escolha o tamanho dos vasos de acordo ao tamanho da planta

Plantas como o orégano podem ser cultivadas em vasos pequenos. O alecrim, o manjericão ou a lavanda precisam de um vaso de tamanho médio. Se você quiser cultivar tomate ou couve em vasos, escolha um vaso de tamanho grande.

4. Inicie com plantas de fácil manutenção e que você gosta

Uma horta em vasos de temperos é uma boa forma de iniciar. O alecrim, o orégano e o tomilho são plantas resistentes, que precisam de pouca água e crescem bem a pleno sol. A hortelã e o manjericão são também fáceis de cultivar, mas elas precisam de um pouco mais de água e crescem melhor á meia sombra.

5.Irrigue de maneira e na hora certa.

Não irrigue nunca nas horas mais quentes do dia. Irrigue a primeira hora da manha ou na tarde. Irrigar de maneira certa significa fornecer a planta a quantidade de água que ela precisa. Irrigar de mais pode ser ate mais prejudicial do que irrigar pouco. O excesso de água aumenta os riscos de doenças que prejudicam as raízes. Dois ou três copos de água por planta todas as tardes podem ser mais que suficiente.

6. Não mova muito os vasos

As plantas têm a capacidade de adaptação às condições presentes. Se você observar as folhas de uma planta, vai ver como elas se colocam da melhor forma para aproveitar a luz solar. Se você mudar a posição dos vasos, elas vão ter que se adaptar de novo.

7. Adubação

As plantas necessitam de nutrientes para crescer fortes e sadias. Quando cultivamos uma horta em vasos, devemos ser ainda mais precisos na hora de adubar. Usaremos sempre adubos orgânicos, seguindo as recomendações de dosagem do produto.
Autor: Miguel Lancho Jiménez
Fonte: blog.mundohorta.com.br

Mais Dicas:
Algumas dicas importantes:

Cuidado para não encharcar as plantas. Coloque o dedo na terra para verificar, se ela estiver úmida, não é necessário regar. Folhas murchas significam falta de água.

Os melhores horários para regar as plantas é início da manhã ou final da tarde, o calor evapora a água, não deixando chegar até às raízes.

Terra muito endurecida pode ser falta de água ou de nutrientes. Quando sentir que a planta está precisando, adube a terra sem exageros.

Pode acontecer de algumas plantas se desenvolverem menos, quando acontecer, retire-as liberando espaço para as demais.

Controle a invasão de ervas daninhas, elas competirão por luz, água e nutrientes com as suas plantinhas.

Algumas hortaliças necessitam de suporte de estacas para ficarem firmes e em pé.
hortas-em-vasos-jardinagem7

hortas-em-vasos-jardinagem6

hortas-em-vasos-jardinagem5

hortas-em-vasos-jardinagem4

hortas-em-vasos-jardinagem3

hortas-em-vasos-jardinagem2

hortas-em-vasos-jardinagem
Imagens retiradas da Internet

Loading...