horta-vertical-com-pvc

Jardim Vertical com Tubos Cilíndricos de PVC e as Plantas Recomendadas para Sol e Meia Sombra

Você pode usar tubos cilíndricos improvisar sem gastar muito na montagem desses tipos de jardins. Uma solução é usar restos de tubos de PVC que sobram das construções, garrafas PET ou ate mesmo aqueles tubos de salgadinho.
Tampe-os na lateral para manter o substrato no lugar. Combine tubos de vários tamanhos e cores e prenda-os com cabos de aço, ou até mesmo correntes, o que vale é soltar a imaginação e fazer do seu gosto.

Loading...

Plantas para Jardim Vertical

Como o jardim vertical pode ser instalado na parte interna ou externa preciso saber escolher bem as espécies de plantas para esse tipo de jardim, os locais devem receber iluminação, mesmo que indireta, e as espécies tem que estar de acordo com o local de instalação do jardim.

Ou seja, jardins expostos ao sol devem ter espécies que são cultivadas a sol pleno, já na área interna as espécies escolhidas devem ser de sombra.

É possível cultivar praticamente qualquer espécie de plantas e até de árvores em jardins verticais, contanto que as raízes tenham espaço para se desenvolver no suporte utilizado e que o suporte aguente o peso total contando com a terra úmida.

Nas casas é comum se plantar espécies comestíveis como o manjericão, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, sálvia, hortelã, coentro, salsinha, pimenta, etc. Principalmente próximo às cozinhas, facilitando o uso dessas ervas.

Também é muito comum o uso de espécies de suculentas, por serem plantas cactáceas, parentes dos cactos, que não precisam ser irrigadas com frequência e se adaptam bem a meia sombra.

É importante escolher espécies de plantas perenes para jardins verticais, plantas que não perdem suas folhas com as estações para que o jardim se mantenha sempre vistoso durante todo o ano.

Algumas espécies de plantas ajudam a esconder as estruturas de apoio do jardim vertical, são plantas com folhagem pendente, ou semi-pendente. Outra opção são as forrações, é possível variar as espécies de forrações para criar painéis coloridos e com texturas diferentes.


Espécies de Plantas para Jardim Vertical – Sol Pleno:

Aspargo-pluma (Asparagus densiflorus)
Barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan)
Brilhantina (Pilea microphylla)
Colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus)
Clorofito (Chlorophytum comosum)
Flor-canhota (Scaevola aemula)
Flor-de-coral (Russelia equisetiformis)
Hera-inglesa (Hedera helix)
Jibóia (Epipremnum pinnatum)
Lambari-roxo (Tradescantia zebrina)
Orquídea-grapete (Spathoglottis unguiculata)
Liríope (Liriope spicata)
Tilândsia (Tillandsia sp)
Trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida purpúrea)

Espécies de Plantas para Jardim Vertical – Meia Sombra:

Antúrio (Anthurium andraeanum)
Asplênio (Asplenium nidus)
Babosa-de-pau (Philodendron martianum)
Barba-de-sepente (Ophiopogon jaburan)
Bromélia (Guzmania sp)
Columéia-peixinho (Nematanthus wettsteinii)
Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum)
Chuva-de-ouro (Oncidium sp)
Dedo-de-moça (Sedum morganianum)
Dinheiro-em-penca (Callisia repens)
Falenópsis (Phalaenopsis x hybridus)
Flor-batom (Aeschynanthus radicans)
Flor-de-maio (Schlumbergera truncata)
Liríope (Liriope spicata)
Peperômia (Peperômia scandens)
Rabo-de-gato (Acalypha reptans)
Ripsális (Rhipsalis bacífera)
Renda-portuguesa (Davalia fejeensis)
Samambaia (Nephrolepis exaltata)
Singônio (Syngonium angustatum)
Vriésia (Vriesea sp)

Se seu objetivo é apenas fazer um jardim vertical simples você pode optar por vasos dispostos verticalmente (vasos de barro absorvem melhor a água), ou ainda estruturas prontas para jardins verticais feitas de concreto, de plástico, estruturas cerâmicas, placas de fibra de coco e até vasos feitos com canos de PVC.

Para fixar vasos utilize painéis de madeira, treliças de bambo ou metálicas e cordas para os jardins suspensos.

Lembrando que a estrutura tem que ser firme e bem fixada, com furos para que a água escorra e com um sistema de dreno para essa água excedente caso o jardim seja interno.

Imagens da Internet