Saiba o Porque Você Deve Adicionar Esse Fruto no Seu Dia-Dia. Dica que Você não Sabia

Tenho costela-de-adão com frutos, quando colhê-los?

Antes de responder essa pergunta, há uma informações importantíssima. A costela-de-adão (Monstera deliciosa) é muito confundida com o guaimbê (Philodendro bipinnatifidum): a diferença mais fácil de ser reconhecida por quem não entende muito de botânica é que a costela-de-adão (à esquerda na foto) tem recortes em forma de furos, enquanto o guaimbê (à direita) tem as bordas rasgadas por completo, sem “buracos”. Se você não tiver certeza de qual das plantas tem, não coma o fruto – o da costela tem cheiro de tuti-fruti e um gosto que lembra banana e fruta-do-conde, enquanto o do guaimbê pode ser tóxico ou causar alergia. As duas folhagens frutificam apenas na presença da mamangava, abelha que é seu polinizador natural. Os frutos surgem ao longo do ano, especialmente na primavera e no verão, e devem ser colhidos quando os gomos estão quase se abrindo sozinhos, momento em que ficam mais perfumados.

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.

Cultivada á meia-sombra, ou luz filtrada, não suporta a luz solar diretamente após às 10 horas da manhã, principalmente durante o verão.
Na natureza, a monstera utiliza o caule das árvores apenas para sua sustentação ascendente, possui raízes aéreas grossas que absorvem umidade e nutrientes.
Aprecia solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido úmido.
Podas devem ser feitas na primavera (época onde a planta mais se desenvolve), podendo remover galhos, hastes, folhas secas ou muito grandes.
Nativa da floresta, a Monstera deliciosa gosta de adubo orgânico. Fazer adubações anuais com adubo orgânico, aproveitando para afofar a terra próxima a planta. Nao sendo possivel usar adubo orgânico, usar NPK 10-10-10.

Alguns problemas com a Monstera, podem ser observados em suas folhas:

Amarelecimento das folhas mais baixas, são um sintoma de muita umidade, deixar o solo secar um pouco antes de regar novamente.

Folhas onduladas, com pontas crocantes podem indicar baixa umidade ou muito adubo químico, neste caso lave o solo com água limpa para retirar qualquer fertilizante acumulado. Esperar um mês antes de adubar novamente.

Com a falta de luz, as folhas crescem sem buracos e fendas. Colocar a planta em luz moderada, mas não colocar diretamente no sol.
A Inflorescência é um espádice (que se transforma em fruto) geralmente esbranquiçado envolto por uma bráctea branca e perfumada.
O fruto é um tipo de baga suculenta, cilíndrica, comestível e muito saborosa, daí seu nome científico.

Os frutos “não” devem ser consumidos antes de atingirem a maturação completa, que leva cerca de 1 ano, devido a uma substância semelhante a agulhas muito finas, que pode causar lesões na língua, garganta e estômago. A medida que o fruto amadurece, esta substância vai desaparecendo.

Em paisagismo, é usada em jardins formando maciços ou junto a muros, paredes, árvores e até palmeiras. É aconselhável usá-la apenas em muros de pedra, devido a agressividade de suas raízes, que podem danificar a pintura, o reboco e o chapisco.

Loading...

Prospera bem, no do interior de casas e escritórios. O vaso deve ser grande, sendo necessário o replantio a cada 1 ou 2 anos, devido ao seu crescimento acelerado. Limpar cuidadosamente as folhas para mantê-las brilhantes e livre de poeira.

Fonte: floresefolhagens.com.br

Benefícios da Monstera Deliciosa Para Saúde

Monstera Deliciosa é Fonte de Cálcio: Por ser fonte de Cálcio a Monstera Deliciosa não só ajuda na construção de ossos fortes é saudáveis, mas também fortalece os dentes, melhora as contrações musculares e até na coagulação sanguínea.

Monstera Deliciosa Possui Vitaminas do Complexo B: O conjunto de vitaminas do complexo B contidos na Monstera Deliciosa atuam diversas vias metabólicas, entre elas a produção de energia, o funcionamento do sistema nervoso, função cognitiva, proteção do sistema cardiovascular e manutenção da saúde da pele, cabelos, olhos e sistema gastrointestinal.

Benefício da Monstera Deliciosa Para Anemia: A Vitamina C melhora a capacidade do seu corpo para absorver o Ferro dos alimentos que você consome. Os bons níveis de Ferro no seu corpo asseguram uma boa contagem de glóbulos vermelhos e aumentam a sua hemoglobina. Consumindo a Monstera Deliciosa ela é capaz de ajudar a impedir o desenvolvimento de Anemia e seus efeitos adversos sobre a sua saúde.

Monstera Deliciosa é Fonte de Proteínas: Como fonte de Proteínas a Monstera Deliciosa ajuda a combater infecções estimulando o Sistema Imunológico. As Proteínas também são obrigadas a manter as funções corporais, como a Digestão, Metabolismo e Circulação.

A Monstera Deliciosa Limita o Acúmulo de Gordura: A Monstera Deliciosa contém bem menos quantidade de gorduras e quantidades adequadas de Carboidratos. Como resultado, comer esta fruta impede o acúmulo de gorduras em seu corpo. Assim, impede que você se torne uma pessoa obesa.

Monstera Deliciosa é Rica em Fósforo: O Fósforo é um nutriente essencial necessário para o funcionamento celular adequado, a regulação do cálcio, os ossos e dentes fortes, e para fazer ATP (adenosina trifosfato) uma molécula que fornece energia para as nossas células.

Monstera Deliciosa Ajuda a Retardar o Envelhecimento: Todos estes nutrientes são essenciais para melhorar a saúde pele e deixá-la brilhante. A ingestão adequada desta fruta nutritiva impede os sintomas de envelhecimento precoce, retarda o envelhecimento e ajuda a exibir uma aparência jovem.