tulipa-como-cuidar-flores

Tulipa: o Melhor Guia Completo para o Cultivo Dessa Maravilhosa Planta

As cores das tulipas e seus significados
* Tulipa vermelha: amor verdadeiro e eterno.
* Tulipa roxa: tranquilidade, paz e luxo.
* Tulipa amarela: luz do sol e prosperidade.
* Tulipa branca: perdão.
* Tulipa laranja: vitalidade e vigor.
* Tulipa negra: elegância e sofisticação.

Claro que os significados das cores têm a ver com as tradições culturais mas, a lista acima reúne os mais comuns e amplamente divulgados.

Aliás, na Holanda, país que adotou a tulipa como flor-símbolo, esta é honrada como a “flor da sobrevivência” pois, em tempos da II Guerra Mundial, o povo holandês sobreviveu à penúria comendo tulipas e seus bulbos. Este é o maior símbolo desta flor de que falamos hoje aqui.

Propriedades medicinais das tulipas
Há poucos estudos sobre as propriedades medicinais da tulipa porém, sabe-se que esta planta, cozida, é alimentícia e fortificante, especialmente seus bulbos. Alguns antigos textos sobre uso das plantas medicinais indicam que as pétalas das tulipas são usadas como cataplasma para combater os efeitos incômodos das picadas de insetos.

O clima da tulipa
Tulipas gostam de clima com inverno frio, isso já sabemos. Especialmente as tulipas híbridas, que são as flores de corte que a gente mais conhece, vão precisar de um outono úmido e frio e um inverno mais frio ainda.

Cultivar tulipa no Brasil se faz como, afinal?
Para estimular os bulbos de tulipa a rebrotarem você precisará fazer o seguinte:

1. Quando comprar, ou ganhar, um vaso de tulipas, espere as flores secarem, corte flores e folhagens, retire os bulbos da terra, limpe-os com uma escovinha, embrulhe em um saco de papel (para ficarem escurinhos), e em um saco plástico (para não umedecerem) e coloque-os por 3 meses, na parte de baixo da geladeira (o outono) e depois, plante-os em um vaso e deixe o mesmo na geladeira (temperatura entre 3 e 7ºC) por mais 3 meses – esse procedimento estimulará os bulbos a rebrotarem e florirem.

Este procedimento deverá ser repetido em cada ciclo, se você quiser que suas tulipas floresçam uma vez mais.

2. Tulipas gostam de sol direto, não são flores de sombra ou meia sombra, porém não suportam as altas temperaturas do meio do dia. Então, você precisará deixá-las ao pleno sol no começo da manhã e no final da tarde, para que apanhe a quantidade de luz necessária e retirá-las do sol.

No jardim, oriente as tulipas para o sul e tenha uma proteção permanente para o sol do meio dia – dentro de casa ou na varanda, coloque os vasos de tulipas para olhando para o sul e protegidos do sol forte por beirais e paredes.

3. Para diminuir o impacto do nosso calor climático nas suas tulipas, uma alternativa é você usar gelo – sim, pedras de gelo sobre a terra do vaso de tulipas, no começo da manhã e no começo da noite.

4. Os vasos para tulipas deverão ter, no mínimo, 15 cm de largura e 25 cm de altura, preenchidos com terra orgânica, húmus de minhoca e lascas de pinus (que ajudarão a manter uma estrutura boa, umidade maior e maior ventilação interna). Em um vaso deste tamanho você poderá ter, no máximo, 5 bulbos. Não se esqueça de preparar uma boa camada de drenagem no fundo dos vasos.

5. Adube suas tulipas, assim que os botões florais brotarem nas hastes, com farinha de osso e cinza de madeira (1 colherada grande por vaso)

6. Você deverá trocar, a cada dois dias, a água dos vasos de tulipa (cortadas) e manter os vasos de cultivo sempre úmidos porém nunca encharcados (a técnica de afundar o dedo na terra é um bom medidos – a terra do vaso deverá estar úmida, manchando o dedo, a 1 cm de profundidade)

7. Tulipas são plantas que florescem na primavera após aqueles 6 meses de frio (na geladeira) de que falamos acima. Você também poderá alterar este ciclo fazendo com que seus bulbos entrem em dormência durante a época mais quente do ano (para o nosso clima) e tirando esses do gelo quando estiver entrando o nosso inverno – será mais fácil de manter as suas plantas saudáveis, com a ajuda de temperaturas mais baixas.

Fonte: greenme.com.br

Mais dicas:

Como cuidar enquanto o vaso estiver com flor
1. Mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada — água em excesso atrai fungos e bactérias.
2. Deixe o vaso dentro de casa, de preferência num local arejado, perto de uma janela ensolarada.

Loading...

Como cuidar quando a flor morrer
1. Ela pode perder ou não as folhas depois da floração, mas mesmo que ainda tenha folhagem, corte-a e desenterre a planta. Você vai encontrar uma espécie de “cebola”, o bulbo.
2. Lave o bulbo em água corrente, esfregando para tirar a terra, como você faria com uma batata antes de descascá-la.
3. Deixe o bulbo secar bem, enrole-o de leve em papel-toalha e guarde-o no gavetão de legumes da geladeira. Quando o próximo outono chegar, plante-o num vaso com terra, areia e composto orgânico em partes iguais. Cubra o bulbo com uns 5 cm dessa mistura.
4. Deixe o vaso no sol e regue para manter úmido. Com sorte, o bulbo brotará e, no próximo inverno, você terá novas tulipas.

Tulipas são elegantes, cores brilhantes, em forma de taça flores com uma haste lisa, verde. Pertence à família das plantas liliáceo. Elas são as primeiras flores que florescem durante a primavera. Tulipas foram cultivadas por cerca de 500 anos. Um número de variedades híbridas de tulipas estão disponíveis hoje. Tulipas são classificados em 15 classes, com base em parentesco, época de floração e de várias características florais. Há uma enorme demanda por tulipas no mercado de flores em todo o globo.

Cuidar de tulipas

Se você está pensando sobre o cuidado de tulipa, então você deve saber sobre a sua plantação e rega. Você precisa ter muito cuidado desde o plantio fase de tulipas.

O plantio das tulipas: As tulipas devem ser plantadas no local ensolarado. Você deve plantar as tulipas em meados de outubro. Um bem drenados, arejados, solo argiloso é recomendado para o cultivo de tulipas. Argila ou solo pesado necessita da adição de areia, a fim de aumentar a drenagem da água, uma vez que não podem tolerar tulipas água parada. Cavar buracos individuais ou trincheira de 6-8 cm de profundidade e coloque os bulbos de tulipa na terra com para cima o lado pontiagudos. Depois de água a plantação, as camas de tulipa, até que o solo é completamente húmida, a fim de melhorar a formação de raízes. Cubra camas de tulipa com 1-polegada cobertura de palha de feijão, que protege o solo e torna a reter a água.
Rega: As camas de tulipas exigem rega após o plantio no outono ou durante a primavera, assim como antes e depois da floração floração. Tulipas precisam de água adicional em longos períodos de seca durante o inverno. Quando as tulipas florescem, mantenha as camas molhadas para evitar que a superfície do solo de rachar.
Protecção das tulipas: Você precisa proteger as tulipas de pequenas criaturas. Deve pulverizar as tulipas com um spray repelente de animais, a fim de protegê-los de animais pequenos, como esquilos, coelhos ou roedores. Caso contrário, você pode construir uma espécie de barreira em torno do jardim de tulipas. Ratazanas ou esquilos podem danificar as plantas de tulipa, cavando e comendo os bulbos de tulipa. Você pode polvilhar uma refeição de sangue na parte superior do solo ao redor das tulipas. Ou, você pode instalar um fio de frango por cima do jardim, a fim de proteger os pequenos brotos de tulipas. Não permita que as pétalas caídas ficar na cama tulipa. Mantenha o jardim limpo para evitar ferrugem.
Cuidados com Tulipas em vaso

As tulipas vasos podem ser mantidos em sala ou quarto, que oferecem um olhar muito fascinante e toque refrescante. Tulipas internas devem ser plantadas durante setembro e outubro. Um vaso deve ter um furo de drenagem e um pires para recolher o excesso de água. Você deve manter os vasos de tulipas em luz brilhante, indireta. Mantenha-o longe de qualquer fonte de calor, como aparelhos de som, aquecimento de aberturas, etc Nunca coloque as tulipas vasos no topo de uma televisão. Mantenha a panela úmido, mas não em excesso molhado. Rega alternativo é recomendado para tulipas em vasos. Você pode colocar a panela em uma sala fria, a fim de diminuir o período de floração.

Cuidados de tulipas de corte

Você pode colocar as tulipas de corte em seu salão de desenho ou quarto, que cria um visual magnífico e ambiente refrescante. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com as tulipas de corte para os impedir de secagem. Remova qualquer folha, deixa de parte do tronco que estaria sob a água na panela. Corte a parte branca da haste, o que ajuda para o consumo de água melhor. Você precisa mudar a água com freqüência, como água limpa e fresca é essencial para uma tulipa de corte de longa duração.

Voltar a cortar as hastes a cada 4-5 dias, que iria promover a ingestão de água. Você deve manter as tulipas de corte em um lugar fresco para que as flores duram mais.

Loading...